Notícias

Conheça os vencedores do I Prêmio Estácio de Jornalismo

Em agosto de 2011, a Estácio realizou a cerimônia de entrega do I Prêmio Estácio de Jornalismo. O evento, que ocorreu no Monumento Estácio de Sá, espaço localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro e cuja curadoria e programação cultural foi assumida pela Estácio, reuniu profissionais de comunicação de todas as regiões do Brasil.

Para o presidente da Estácio, Eduardo Alcalay, a ação constitui mais um esforço da universidade em direção ao fortalecimento do setor de educação no país e terá continuidade nos próximos anos. “O prêmio foi criado com o intuito de abrir espaço para a discussão e debate de algo tão elementar em nosso país como a educação.”, explica o presidente.

Os finalistas são:

Internet Regional: João Humberto Chaves, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, do site EntreaTTos, com a reportagem “Quando a obstinação faz a diferença entre o sonho do diploma e a formatura.”

Internet Nacional: Tatiana Klix, do site IG, com a reportagem “Novas federais cobrem vazios no mapa do ensino.”

Rádio Regional: Nestor Tipa Júnior, da Rádio Gaúcha, com a reportagem “Campo Terceiro Grau”.

TV Regional: Richelle Bezerra, da TV Arapuan, afiliada da Rede TV na Paraíba, com a reportagem “Educação superior a distância.”

TV Nacional: Cíntia Borsato, representando a equipe do Jornal da Globo, da TV Globo, com a reportagem “Universidade – Chave do Futuro”, uma série de 5 reportagens do jornalista Rodrigo Alvarez.

Impresso Regional:: Glória Tupinambás, do jornal Estado de Minas, com a reportagem “Bolsistas Nota 10”.

Impresso Nacional: Camila Guimarães, da revista Época, com a reportagem “Tire seu diploma pela internet”.

O I Prêmio Estácio de Jornalismo recebeu inscrições de órgãos de imprensa de 14 estados do país. Além dos veículos finalistas, também enviaram reportagens os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, Correio Braziliense, O Tempo (MG), Diário do Pará (PA), Folha de Boa Vista (RR), Tribuna de Minas (MG), Gazeta do Povo (PR), Meio Norte (PI), Jornal do Comércio (RS), Correio (BA) e Roraima Hoje (RR). E ainda revista Nova Escola, Agência Brasil, Rede Jangadeiro (CE), TV Globo Roraima (RR) e Rádio Brasil Central (GO), entre outros.

As reportagens foram avaliadas por uma comissão interna da Universidade Estácio de Sá, que indicou os finalistas. Os vencedores foram escolhidos pela Comissão Julgadora do I Prêmio Estácio de Jornalismo, composta por: Gilberto Dimenstein, jornalista da Folha de S.Paulo e da rádio CBN; Deonísio da Silva, escritor e pró-Reitor de Cultura e Extensão da Universidade Estácio de Sá; Augusto Nunes, colunista da revista Veja on line; Hugo Santos, diretor do Centro de Ensino de Comunicação & Artes da Estácio; Ilona Becskeházy, diretora de Qualidade de Educação da Fundação Lemann e comentarista da rádio CBN; Alexandre Freeland, diretor de redação do jornal O Dia; Paulo Barone, vice-presidente da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação (CNE); e José Luis Laranjo, diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do município do Rio de Janeiro e coordenador geral do curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email